Powered By Blogger

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Estudantes vivenciam durante uma semana rotina de deputado





Os 77 selecionados tiveram que apresentar um projeto de lei.
O programa da Câmara foi criado em 2004 e já atendeu mais de 450 alunos.
Diretoria de Comunicação da UMES
Gestão Ousadia para Avançar 2009 / 2012

sábado, 13 de novembro de 2010

UNE comemora decisão da Justiça de liberar Enem


A União Nacional dos Estudantes (UNE) comemorou nesta sexta-feira (12) a decisão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região de derrubar a liminar que suspendia o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Segundo o presidente da UNE, Augusto Chagas, a entidade espera, agora, que a Justiça Federal do Ceará entenda que não faz sentido anular o exame. Um pedido de anulação feito pelo Ministério Público Federal do estado na quarta-feira (10) segue sob análise da Justiça. “A anulação prejudicaria a maioria dos estudantes, que fez o exame e deve ter a nota validada”, afirmou Chagas.

O exame foi aplicado no último fim de semana a 3,3 milhões de estudantes. No sábado (6), participantes reclamaram de erros na impressão da folha de respostas e da prova amarela.

saiba mais

Justiça libera o Enem 2010Ministro pediu desculpa a estudantes apenas por post no Twitter, diz MECMinistro diz que, se liminar não cair, novo Enem será em 2 ou 3 mesesEntenda como funciona a teoria de resposta ao item, usada no EnemSegundo a UNE, até o final de quinta-feira (11), cerca de 1.250 estudantes haviam feito contato com a entidade para reclamar de problemas no Enem. A maioria das reclamações diz respeito à inversão dos cabeçalhos do gabarito, as outras dizem respeito aos problemas na prova amarela. Outros estudantes dizem que foram prejudicados pelo tumulto.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, se reuniu nesta quinta-feira com representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira de Estudantes de Secundaristas (UBES) para conversar sobre os problemas no exame. Segundo Chagas, o ministro pediu desculpas aos estudantes pelos problemas com o exame, e se comprometeu a fazer uma retratação pública.

As entidades exigiram do ministro que fiquem claros quais os critérios para avaliar se um estudante vai poder ou não refazer a prova. Uma nova reunião entre as entidades e o MEC deve ocorrer na próxima semana, segundo a UNE.

Segundo a entidade, estudante que se sentiram prejudicados podem entrar em contato com a UNE pelo e-mail enem2010@une.org.br ou pelo telefone (11) 2771-0792.


Fonte: Portal G1

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Explicação sobre o ENEM


Companheiros, apesar da UMES ser apartidária nós não poderíamos de deixar de publicar este texto abaixo, escrito pelo Jornalista Paulo Henrique Amorim. este texto foi enviado hoje pela manhã por um estudante companheiro de luta da UMES e ele solicitou que colocássemos neste blog. E como os Estudantes que mandam na UMES aí está o texto:

O Estadão de hoje dedica a capa e duas páginas – A15 e A16 a desmoralizar o ENEM.

Uma desmoralização arrasadora.

É porque 0,04% dos alunos VOLUNTARIAMENTE
inscritos na prova talvez venham a refazê-la, por causa de uma troca do cabeçalho de alguns cartões de resposta.

0,04% ! Que horror!

Foram 4,6 milhões estudantes inscritos e talvez 2 mil tenham a possibilidade de refazer a prova.

Ontem, o UOL e a Folhaonline bradaram o dia inteiro contra a “inépcia” do ENEM.

A Folha (**), se entende.Ano passado, as provas vazaram da gráfica da Folha, que foi devidamente afastada da concorrência deste ano. O Estadão se acha na obrigação, todo ano, de desmoralizar o ENEM. Como fez no ano passado, com a divulgação do vazamento.

Por que o Estadão, a Folha (**) e o Serra são contra o ENEM ?

Ano passado, com o vazamento na gráfica da Folha, o Serra, célere, tirou as universidades de São Paulo do ENEM – para acentuar o “fracasso” do Governo Lula.

Qual é o problema deles com o ENEM ?

O Governo Fernando Henrique instituiu o ENEM para copiar o SAT americano: o vestibular único em todo o país, para facilitar o acesso às universidades federais e o deslocamento de estudantes pelo país afora.

O que tem a vantagem de baratear dramaticamente o sistema.

Antes – como em São Paulo, hoje – cada “coronel” faz o seu vestibular e estimula a iniciativa privada – com os serviços do vestibular e os cursinhos o Di Gênio. De Fernando Henrique para cá, o ENEM cresceu 30 vezes!

30 vezes, amigo navegante.

Saiu de 157 mil inscritos em 98 para 4,6 milhões de hoje. É sempre assim.

O Bolsa Família da D. Ruth atendia quatro famílias. O do Lula, que virou “Bolsa Esmola”, segundo Mônica Serra, a grande estadista chileno-paulista, atende 40 milhões.

O que é o ENEM ?

É o passaporte do pobre à universidade pública. É por isso que a Folha, o Estado e o Serra odeiam o ENEM. Porque esse negócio de pobre estudar é um problema. Fica com mania de grandeza, de autonomia. Pensa que pode mandar no seu destino.

E não acredita mais na fita adesiva do “perito” Molina. Isso é um perigo.


Pobre é para ficar na senzala. 50 universidades públicas federais aderiram ao ENEM. Isso significa que 47 mil vagas em universidades federais dependem do resultado do ENEM.

Em 2004, um milhão de estudantes se inscreveram no ENEM.

Aí, o Lula e o Ministro Haddad resolveram estabelecer o ENEM como critério para entrar no ProUni (para a elite branca – e separatista, no caso de São Paulo – não dizer que o ProUni é a “faculdade de pobre burro”).

Sabe o que aconteceu, amigo navegante ? O ENEM passou de um ano para o outro de um milhão para 2,9 milhões de inscritos.Quanto pobre !

Para o ano que vem, o ministro Haddad estabeleceu que o ENEM também será critério para receber financiamento do FIES. Vai ser outro horror !

Mais pobre inscrito no ENEM para pagar a faculdade com financiamento público.Um horror ! Tudo público.

ENEM, faculdade, financiamento … “Público” quer dizer “de todos”.

Amigo navegante, sabe qual foi o contingente nacional que mais cresceu entre os inscritos no ENEM ?

Agora é que a elite branca – e separatista, no caso de São Paulo – vai se estrebuchar.

Foi o Nordeste ! Que horror ! Já imaginou, amigo navegante ?

Nordestino pobre com diploma de engenheiro ? Nordestina pobre com diploma de médica ?

Vai faltar pedreiro. Empregada doméstica.

Aí é que a elite branca – e separatista, no caso de São Paulo – vai se estrebuchar mesmo.



Paulo Henrique Amorim
Ainda para quem tem dúvida acessem o site do Jornal Bom Dia Brasil e vejam o Ministro Fernando Haddad dando uma surra nos "Intelectuais Repórteres" da "rede Glóbulo de Tevelisão"


Escola LGBT é alvo de ataque em Campinas


Garrafa de vidro foi atirada contra prédio; ninguém ficou ferido.
Escola já havia sido alvo de outros dois ataques.


A Escola Jovem LGBT de Campinas, no interior de São Paulo, foi alvo de um ataque na noite desta segunda-feira (8). Uma garrafa foi atirada contra o prédio, trincando o vidro da porta da instituição. Ninguém foi atingido. A escola oferece cursos para o público homossexual, como aulas de criação de zines, revistas, criação literária, dança, música, TV, cinema, teatro, performance drag e defesa pessoal.

Segundo o diretor da escola, Deco Ribeiro, pedras já haviam sido atiradas contra a escola em outubro e logo na inauguração, em março, um muro chegou a ser pichado. “Não registramos nenhum boletim de ocorrência, mas estamos pensando em procurar a polícia antes que a situação fuja do controle”, disse Deco.

Ribeiro informa ainda que a Escola Jovem LGBT deverá apressar a compra de câmeras de segurança. “Também vamos fazer um trabalho de conscientização no bairro Nova Europa, onde a escola está instalada.”


Do Site G1


Diretoria de Comunicação da UMES

terça-feira, 9 de novembro de 2010

UNE e UBES criam central para reclamações do ENEM



Entidades estudantis criam central de reclamações do Enem Queixas podem ser encaminhadas por e-mail ou telefone. UNE e Ubes pedem aplicação de novo exame a estudantes prejudicados.

A União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) criaram uma central de denúncias para que os estudante que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e sentiram lesados possam registrar sua reclamação. A central funciona pelo e-mail enem2010@une.org.br e pelo telefone (11) 2771-0792, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Pelo Twitter, MEC ameaça processar aluno que usou rede durante EnemVamos tentar reverter decisão da Justiça sobre Enem, diz HaddadJustiça Federal concede liminar para suspensão do EnemInep divulga modelos das provas do Enem Em nota, as entidades estudantis afirmaram que, a partir das reclamações recebidas, irão identificar possíveis medidas individuais, coletivas ou outros posicionamentos sobre o Enem 2010.

As entidades também pedem que o MEC se retrate pela mensagem postada no Twitter oficial: “Alunos q já 'dançaram' no Enem tentam tumultuar com msgs nas redes sociais. Estão sendo monitorados e acompanhados. Inep pode processá-los”. O texto foi criticado por outros usuários da rede, que veem tom de ameaça aos estudantes.

Além disso, UNE e Ubes exigem que o Ministério da Educação dê aos alunos prejudicados o direito de fazer um novo exame. "Na opinião da UNE e da Ubes, o Enem deve se consolidar na direção da democratização da universidade brasileira como são os casos do ProUni e da seleção de dezenas de universidades federais pelo país, superando o velho modelo do vestibular, cruel método de acesso ao ensino superior no pais", diz a nota.


Fonte: Portal G1